3 passos para lidar com a ansiedade sobre trabalho durante crises
Incertezas e inseguranças causados pela pandemia do novo coronavírus
podem prejudicar a saúde mental e tornam mais difícil se concentrar no trabalho
Tempos
conturbados e muita insegurança sobre o futuro. Nesse cenário, não é estranho
que a ansiedade surja,
ou aumente, nem que ela seja direcionada para o trabalho. Sabe aquela sensação
de que algo está errado mas você não consegue identificar?
“A
ansiedade sobre trabalho é quando você sente uma inquietação profunda e um medo
que o impulsionam de uma maneira improdutiva e o impedem de seguir em frente”,
explica Kristine Steinberg, CEO e fundadora da Kismet Consulting, focada em
felicidade no trabalho e viver com propósito.
“É
um sentimento existencial difícil de articular. É uma sensação de tensão e
angústia, e você não sabe o porquê”, completa ela em entrevista ao
site 99u, da Adobe.
Seja
porque a nova crise está tornando o contexto cada vez mais nebuloso ou porque,
você sinta algo similar sobre sua vida profissional há tempos, as dicas
práticas de Steinberg podem ajudar a dar mais clareza.
Identificando
a ansiedade
Como
em todos os ambientes, no trabalho não é incomum ter sentimentos negativos,
como insegurança, pessimismo, medo. Embora eles possam causar ansiedade, ela é
um mundo por si só. Para a CEO, uma das maneiras de reconhecê-la é se
perguntando: Me sinto inseguro?
Não
se trata, a princípio, do sentimento de perigo, mas vem do fato de que a
ansiedade impede que se sinta mental e ou espiritualmente seguro. ““A ansiedade
pode fazer você se sentir como se tivesse que fugir, como se tivesse que fazer
algo para escapar.” Você pode estar tentando “fugir” de diversas formas:
fazendo compras online, estendendo o almoço ou procrastinando. “Soluções
rápidas podem ajudá-lo a se sentir melhor a curto prazo, mas são, no final das
contas, improdutivas e apenas agravam a ansiedade”, conclui ela.
Reconheça
a perda de perspectiva que ela dá
Identificar
quando há mais em jogo do que o problema padrão “sinto que algo está errado” é
crucial. “A ansiedade é uma energia elevada e frenética que assume o controle.
É uma maneira diferente de ficar paralisado. É uma conversa mental ”, explica
Steinberg. A ansiedade prejudica sua capacidade de pensar com clareza e faz com
que você perca a visão em perspectiva e sinta-se sobrecarregado pelos
pensamentos.
Ansiedade
sobre trabalho: 3 passos para amenizar
#1
“Abra espaço” para a racionalidade
É
essencialmente impossível ser objetivo quando você está no mato, e isso é
contraproducente para a sua situação. Quando reconhecer que a ansiedade está
assumindo (ou já assumiu) o controle, “a primeira coisa a fazer é respirar
fundo”, diz Steinberg.
“Respire
fundo, fisicamente. Desacelere e tente criar alguma forma de espaço, tanto
fisicamente quanto mentalmente.”
É
bom manter algumas técnicas de respiração na manga para usar quando reconhecer
o estado de ansiedade. Um delas é a “box breathing”, exercício usado por
membros das Forças de Operações Especiais da Marinha dos Estados Unidos para
manter a calma em situações estressantes. O Box breathing consiste em:
Vale
apostar em algo até mais simples, como focar apenas na própria respiração (e
nada mais) por alguns minutos. Seja o que for, encontre
uma técnica que funcione para tirá-lo do “vazio” da ansiedade.
#2
Concretize o problema… em 4 perguntas
Com
a cabeça menos nebulosa e tendo reconhecido melhor a questão, a dica é tornar
mais tangível o problema por trás, para, assim, começar a visualizar uma
resolução. Para ajudar, Steinberg recomenda escrever um diário, a começar
respondendo as quatro perguntas abaixo:
O
que parece estranho?
Como
definiria o problema que estou enfrentando?
Do
que eu tenho medo quando se trata de fazer mudanças em relação à essas coisas?
Quais
são as três ações que posso realizar para melhorar minha situação?
#3
Fale com alguém
A
partir daí, a CEO da consultoria recomenda dar pequenos passos, como contatar
um colega ou amigo de confiança com quem possa desabafar. Mas, a entrevistada
alerta para o cuidado nessa hora: evite “alertar” a pessoa errada sobre sua
ansiedade. Fazer isso, diz ela, pode ter efeito inverso e causar ainda mais
ansiedade.
Fonte: https://exame.com/carreira/3-passos-para-lidar-com-a-ansiedade-sobre-trabalho-durante-crises/
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