Ansiedade nos Negócios

Como se livrar da ansiedade nos negócios


Para o empreendedor, a ansiedade pode ter um efeito bastante prejudicial em seus negócios. Uma boa preparação é fundamental para evitar problemas como esse.
Será que minha ideia é realmente original? O preço do meu produto é justo? Os clientes vão entrar na minha loja? A partir de que momento terei retorno do meu investimento?
Dúvidas como essas povoam a cabeça de todos aqueles que iniciam um negócio próprio. Ansiedade excessiva, no entanto, pode causar estresse e fazer o empreendedor tomar atitudes impensadas, que podem prejudicar a empresa.
O melhor jeito de driblar essa angústia, diz o consultor em gestão de pessoas Eduardo Ferraz, é se preparar da melhor maneira possível antes de abrir a firma.
“O maior fator de fracasso em um negócio é a falta de informação. Nunca é fácil fazer uma empresa dar certo, mas, para ter certeza de que vai dar errado, é só não fazer uma análise prévia”, afirma.
Essa análise requer, literalmente, “gastar a sola do sapato”. Quem abre uma franquia não deve se contentar com os estudos enviados pela franqueadora. E quem investe em um negócio novo não deve se restringir a pesquisas de mercado.
“Quem abre uma franquia precisa conversar com outros franqueados, trocar informações sobre o negócio, perguntar qual o fluxo semanal de clientes, quais as dificuldades, qual o tempo indispensável para treinar funcionários. Quem abre uma loja de rua deve visitar o bairro, descobrir se existem estacionamentos e bancos próximos”, ensina Ferraz.
Para o consultor, nada melhor contra a ansiedade do que o conhecimento. “Com maior noção da realidade, a ansiedade diminui”, acredita.
Ter metas claras na cabeça e calcular o valor necessário para a sobrevivência, própria e do negócio, nos meses seguintes à abertura, é outra forma de minimizar a angústia.
“É bom fazer indicadores constantes mensurando os resultados que estão dando certo e os que não estão para saber o que pode ser mudado”, diz Celso Bazzola, diretor de projetos da Bazz, empresa especializada em consultoria e terceirização de recursos humanos.
Para Bazzola, a ansiedade pode ser driblada até pela limitação dos próprios objetivos.
“Um dos grandes males do empreendedor é achar que vai abrir um negócio e ficar rico. Ele deve se limitar ao alcançável, ter pé no chão e foco.”
Fonte: https://www.sociedadedenegocios.com.br/RelacionamentoPJ/home/cuidardonegocio/como-se-livrar-da-ansiedade-nos-negocios

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3 passos para lidar com a ansiedade sobre trabalho durante crises